Destaque em “O Agente Secreto”, Tânia Maria completa 79 anos e ganha homenagem de Kleber Mendonça Filho

Destaque em “O Agente Secreto”, Tânia Maria completa 79 anos e ganha homenagem de Kleber Mendonça Filho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 19/01/2026 às 16:36 / Leia em 3 minutos

Um dos grandes fenômenos do filme “O Agente Secreto”, Tânia Maria completa 79 anos de idade nesta segunda-feira (19) e ganhou uma homenagem especial dos diretores do longa, Kleber Mendonça Filho e Leonardo Nacca. Na publicação, os cineastas resgataram um vídeo da artista potiguar nos bastidores de “Bacurau”, filme que marca sua estreia como atriz.

“Este vídeo é de fevereiro de 2018, durante a preparação da figuração de Bacurau. Desde o início, a ideia era que os figurantes fossem parte do primeiro plano do filme, a alma da história, da comunidade, tão importantes quanto os atores. Foi a primeira vez que tivemos a experiência de ensaiar com figurantes. Nesse processo, nos encantamos profundamente com tantas pessoas incríveis, tantas potências, e especialmente com Tânia, com sua força, presença, escuta, espontaneidade e capacidade de improvisação. Não é à toa que ela conquistou fala no filme depois. Esse tipo de experiência nos inspira a fazer cinema. A descoberta, não de revelar alguém, mas de me encontrar com pessoas tão únicas ao longo do caminho, que se não fosse o cinema, talvez nunca encontraria. Hoje, Tânia Maria é uma das atrizes mais importantes do Brasil, com reconhecimento internacional e cotada ao Oscar. Mais do que uma grande parceira de trabalho, ela virou alguém muito próxima. A sua sabedoria emociona todos os dias! Viva Tânia Maria!”, diz a legenda da publicação.

Uma das grandes revelações do cinema nacional, Tânia Maria tem celebrado o reconhecimento que vem recebendo desde a estreia de O Agente Secreto, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo baiano Wagner Moura.

Artesã e moradora de um pequeno povoado no interior do Rio Grande do Norte, a atriz interpreta Dona Sebastiana, uma mulher que comanda um refúgio para pessoas que precisam se esconder das autoridades, e acaba acolhendo Marcelo, personagem vivido por Moura.

De acordo com as revistas Variety e The Hollywood Reporter, Tânia pode concorrer ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Embora ainda não esteja entre as cinco favoritas, a potiguar aparece à frente de nomes consagrados como Laura Dern (Jay Kelly) e Kerry Washington (Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out).

Tânia e Kleber se conheceram durante as filmagens de Bacurau, quando ela fez uma breve participação. Desde então, a atriz acumulou experiências em produções como a série Delegado, o documentário Seu Cavalcanti e o longa Yellow Cake. Em entrevista, Kleber Mendonça Filho revelou que escreveu o roteiro pensando nos dois atores: “Todo mundo sabe que eu escrevi especificamente para o Wagner. Queria muito trabalhar com ele. Mas quando comecei a escrever este personagem da Sebastiana, não conseguia não pensar em dona Tânia, escrevi pensando nela e nas coisas que ela falaria”.

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia