Com participação de Denise Fraga, companhia brasileira de teatro faz residência gratuita em Salvador

Com participação de Denise Fraga, companhia brasileira de teatro faz residência gratuita em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação/Gestuelle e Reprodução/Redes

Publicado em 19/01/2026 às 13:31 / Leia em 3 minutos

A companhia brasileira de teatro desembarca em Salvador a partir desta terça-feira (20) para uma intensa programação de residência artística, seminário e apresentações abertas ao público, todas com entrada gratuita. Sob coordenação e direção geral do dramaturgo e diretor Marcio Abreu, as atividades acontecem até o dia 1º de fevereiro no Teatro Experimental – Escola de Dança da UFBA e integram o projeto Voo Livre Petrobras – História, pesquisa que investiga novas formas de escrita e criação cênica contemporânea.

A abertura da programação ocorre no dia 20 de janeiro, às 19h, com uma roda de conversa que reúne Marcio Abreu, a atriz e dramaturga Mônica Santana e o diretor e dramaturgo Márcio Meireles. O encontro propõe o compartilhamento de experiências de criação e escrita a partir do eixo temático História, que orienta a pesquisa atual da companhia.

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, a residência se intensifica com atividades de criação e troca entre os atores da companhia e artistas convidados. Participam desse processo os artistas baianos Ana Paula Bousas, Evelin Buchegger, Fábio Osório Monteiro, Thiago Almasy, Evana Jeyssan, Verinha Pessoa e Daniel da Farias, além das atrizes Denise Fraga e Key Sawao, que vêm a Salvador especialmente para colaborar com a residência. Nesses mesmos dias, sempre a partir das 19h, o público poderá acompanhar apresentações abertas das criações individuais desenvolvidas a partir de dispositivos e provocações propostas pela companhia, seguidas de conversas públicas.

Ao todo, serão 80 horas de atividades dedicadas à criação, formação e intercâmbio artístico, abordando questões temáticas e de linguagem que atravessam o trabalho História. O encerramento da residência acontece com três apresentações públicas gratuitas nos dias 31 de janeiro, às 16h e 19h, e 1º de fevereiro, às 16h. Posteriormente, esse material será disponibilizado no canal da companhia no YouTube, ao lado das experiências realizadas em Brasília e Manaus, em um evento online.

Criado em 2023, o Voo Livre é uma plataforma artística desenvolvida pelo núcleo fixo de pesquisa da companhia, formado por Marcio Abreu, Cássia Damasceno, Nadja Naira e José Maria. O projeto se organiza a partir de quatro eixos (formação, intercâmbio, criação e apresentação) que se articulam de forma transversal, integrando pesquisa, aprendizado, encontro, performance e compartilhamento com o público em uma mesma experiência.

Fundada em 2000, em Curitiba (PR), a companhia brasileira de teatro é um coletivo de artistas de diversas regiões do país e tem sua pesquisa voltada principalmente para novas dramaturgias e para a criação cênica contemporânea.

As atividades são gratuitas, com retirada de ingressos uma hora antes do início de cada ação, no próprio local. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @ciabrasileira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia