O velório do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) acontecerá neste domingo (18), a partir das 9h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Na ocasião, também será celebrada uma missa em homenagem ao parlamentar.
Alan Sanches morreu na manhã deste sábado, aos 58 anos, após sofrer um infarto em casa. Médico de formação, ele exercia mandato na Assembleia Legislativa e construiu uma longa trajetória na política baiana, com atuação destacada nas áreas da saúde e do parlamento estadual.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, lamentou a morte do parlamentar e declarou luto oficial de três dias na Casa. “A Bahia está de luto. É uma grande perda para a política baiana e brasileira”, afirmou. Ivana destacou ainda a relação pessoal e política com Alan Sanches. “Hoje meu coração está em silêncio e em dor. Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história”, disse.
Segundo Ivana Bastos, Alan Sanches era reconhecido pela postura humana e pelo diálogo no ambiente político. “Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado. Cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo”, declarou.
Desde a confirmação da morte, lideranças políticas de diferentes partidos também manifestaram pesar. O vereador Claudio Tinoco se solidarizou com o filho do parlamentar, o vereador Duda Sanches. O presidente estadual do PL, João Roma, destacou o legado de trabalho e compromisso público. A deputada federal Lídice da Mata ressaltou o respeito de Alan Sanches ao diálogo democrático, mesmo em campos políticos opostos.
Integrantes do governo estadual e parlamentares também prestaram homenagens. O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacaram a postura respeitosa e o diálogo institucional mantido com o deputado. A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, lembrou a contribuição de Alan para a saúde pública. Deputados como Samuel Junior, Leo Prates e Rosemberg Pinto também se manifestaram.
Trajetória
Alan Eduardo Sanches dos Santos nasceu em Salvador, em 13 de janeiro de 1968. Formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com especialização em Ortopedia, iniciou a carreira política como vereador de Salvador em 2005. Em 2011, foi eleito deputado estadual, cargo que exercia em seu terceiro mandato.
Na Assembleia Legislativa da Bahia, atuou como vice-líder partidário e líder da oposição, além de integrar e presidir comissões como as de Saúde, Constituição e Justiça, Finanças e Meio Ambiente. Ao longo da trajetória parlamentar, foi reconhecido diversas vezes pelos jornalistas que cobrem a Alba, com o troféu Destaque Parlamentar e o Prêmio Rui Barbosa.
O sepultamento do deputado deve acontecer no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro de Brotas, neste domingo (18), em horário ainda a ser confirmado.