“O Samba Nasceu Aqui”: Salvador divulga tema oficial do Carnaval 2026

“O Samba Nasceu Aqui”: Salvador divulga tema oficial do Carnaval 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Alfredo Filho / Secom PMS

Publicado em 16/01/2026 às 17:42 / Leia em 2 minutos

O samba será o grande homenageado do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a Prefeitura da capital baiana anunciou que a próxima edição da folia vai celebrar a Bahia como berço de um dos ritmos mais emblemáticos da música brasileira, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e originário do Recôncavo Baiano.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, a escolha reforça a identidade cultural da cidade e valoriza a ancestralidade presente na festa. Já o presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou o samba como uma expressão diretamente ligada às raízes afro-brasileiras e à formação cultural de Salvador.

A identidade visual do Carnaval 2026 aposta em cores intensas e grafismos que dialogam com alegria, ancestralidade e dinamismo, conectando tradição e as diversas expressões da folia, como trios elétricos, blocos afro, afoxés e escolas de samba.

“O Samba Nasceu Aqui”: Salvador divulga tema oficial do Carnaval 2026

Surgido no século XIX a partir da fusão de ritmos africanos com manifestações culturais brasileiras, o samba de roda do Recôncavo — presente em cidades como Santo Amaro, Cachoeira e São Félix — é a base do gênero no país. Em 2005, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Na Bahia, o samba dialoga com sonoridades como ijexá, afoxé e samba-reggae, com forte contribuição de blocos afro como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Olodum. Artistas e iniciativas contemporâneas seguem mantendo o ritmo vivo na cidade, que também reverencia nomes históricos como Riachão, Batatinha, Roberto Mendes e Mariene de Castro.

O Carnaval 2026 começa oficialmente na quinta-feira, 12 de fevereiro, com programação antecedida pelo Furdunço (7), Fuzuê (8) e apresentações de fanfarras (11), na Barra. Blocos como Camaleão, Coruja, Largadinho, Timbalada, Crocodilo e Me Abraça já confirmaram presença. Mais informações estão disponíveis no perfil @salvadormeucarnaval.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia