Estudante da UFBA é escolhida para viver Gal Costa em espetáculo

Estudante da UFBA é escolhida para viver Gal Costa em espetáculo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Edgar Machado

Publicado em 16/01/2026 às 11:14 / Leia em 3 minutos

Depois de um processo seletivo que percorreu diversas cidades do país, a atriz Walerie Gondim foi escolhida para interpretar Gal Costa no primeiro espetáculo biográfico dedicado à cantora baiana. Estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela ganhou projeção nacional no último ano ao viver Gal no musical sobre a obra de Djavan.

Em entrevista ao Alô Alô Bahia, Walerie comentou as expectativas para a estreia e relembrou a experiência nas audições, que buscaram a intérprete ideal para representar um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira.

“A experiência no Djavan foi muito linda e importante pra essa minha primeira aproximação a Gal, e isso me ajudou a ir para as audições com mais estofo, com outro material. Meu foco sempre esteve e segue estando no trabalho, na pesquisa, no estudo e em entregar o que eu tenho de melhor”, disse Walerie.

Foto: Edgar Machado

No ano passado, a atriz viralizou nas redes sociais após circular um vídeo de sua performance no musical Djavan. O registro impressionou fãs da cantora pela semelhança não apenas física, mas também pelo timbre vocal, bastante próximo ao da artista soteropolitana.

A repercussão levou Walerie ao programa Altas Horas, onde participou de uma homenagem especial a Gal Costa. “Fico muito feliz com o carinho do público, sei que tinha muita gente torcendo por mim e isso é especial demais”, afirmou.

Nascida em Manaus e criada no Rio de Janeiro, Walerie encontrou em Salvador um refúgio artístico e afetivo. Morando na capital baiana há alguns anos, ela acredita que a vivência na cidade foi determinante para compreender melhor a essência de Gal.

“Salvador tem um jeito muito próprio e viver na cidade me familiarizou com muitas coisas: algumas mais concretas, como o sotaque, por exemplo, mas também com outras mais subjetivas, como a forma como as pessoas se relacionam entre si e com a cidade etc. Acho que essa identidade estava muito presente em Gal e essa experiência me ajudou a compreender mais como ela era”, disse.

Com menos de três meses para a estreia, a atriz garante que a ansiedade é grande, mas reforça que o público pode esperar um espetáculo à altura do legado da cantora. “O espetáculo tá ficando deslumbrante, os ensaios estão a todo vapor. Temos uma equipe de criativos totalmente talentosa e comprometida, e um elenco poderosíssimo, coeso. Será uma homenagem à altura do que Gal merece”, afirmou.

Escrito por Marilia Toledo e Emilio Boechat, “Gal – O Musical” estreia no dia 6 de março, no 033 Rooftop, em São Paulo. O espetáculo promete revisitar momentos marcantes da trajetória de Gal Costa, desde o nascimento e as conquistas artísticas, passando pelo encontro com os nomes da Tropicália, a relação com a mãe, até a adoção do filho, Gabriel.

Os ingressos para o musical já estão à venda e podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. Os valores variam entre R$ 25 e R$ 300.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Altas Horas (@altashoras)

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia