O prefeito Bruno Reis participou na manhã desta quinta-feira (15) da tradicional Lavagem do Bonfim, na Cidade Baixa. Ele chegou pouco antes das 8h à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde acompanhou o culto ecumênico que marcou o início oficial do evento religioso.
Em coletiva à imprensa, o gestor municipal ressaltou o simbolismo da festa para Salvador e para a Bahia e falou sobre as expectativas para o ano. “Desejo que seja um ano de muitas entregas, de muitas realizações. Essa será a maior Lavagem do Bonfim de toda a história, pela quantidade de visitantes, pelo sentimento do povo baiano de entusiasmo, de ver nossa cidade se transformando e vibrante”, afirmou.
Acompanhado da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de secretários, vereadores e lideranças políticas, Bruno Reis destacou ainda o caráter religioso do evento, antes de seguir o cortejo em direção à Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, percurso de quase 7 km. “Essa é, sem sombra de dúvidas, a maior festa religiosa do nosso Estado. Todo mundo vem aqui em nome da fé e das suas crenças, para renovar suas esperanças”, disse.
O prefeito revelou que participa do cortejo há cerca de 35 anos de forma ininterrupta e pretende manter a tradição. “Se Deus me der força, disposição e entusiasmo, estarei aqui até os últimos dias da minha vida. Sou um homem de muita fé e tenho certeza de que essa caminhada revigora nossas energias”, declarou.
Considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval, a Lavagem do Bonfim é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil. Neste ano, o tema do festejo é “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”.