A Lavagem do Bonfim deste ano contará com novidades ao longo do percurso, como a instalação de painéis artísticos, pórticos temáticos e sinalizações especiais. As ações integram o projeto Caminho da Fé, que liga as basílicas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim, passando pelo Santuário de Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa.
Ao todo, oito painéis artísticos farão referência ao Senhor do Bonfim, a Santa Dulce dos Pobres e a Nossa Senhora da Conceição da Praia. As obras, assinadas pelo artista plástico Francisco KMJ — autor do mural da Rua Chile —, terão distância média de 500 metros entre si. A primeira já está instalada em um muro nas imediações do Trapiche Barnabé, no Comércio. Após os festejos, os painéis permanecerão fixos na cidade.

Trajeto da Lavagem do Bonfim ganha painéis artísticos, pórticos temáticos e sinalização especial
O percurso da procissão, com mais de 7 quilômetros, também contará com galhardetes informando a distância percorrida pelos fiéis, além de dois pórticos nas cores azul e branco, posicionados no início da caminhada, na Rua Miguel Calmon, e no final, na Subida da Colina Sagrada. Assim como em anos anteriores, as estruturas ajudarão na climatização do evento, assim como os carros-pipa que circularão ao longo do trajeto.
As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que também apoia integralmente a programação oficial dos festejos da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, com encerramento no domingo (18). A proposta, segundo a prefeitura, é fortalecer a integração entre fé, identidade cultural e turismo religioso em Salvador.