Salvador foi escolhida como vencedora do Sustainable Transport Award (STA) 2026, considerada a maior premiação do mundo na área de mobilidade sustentável. O reconhecimento foi anunciado na última terça-feira (13) pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que destacou os avanços da capital baiana no transporte público.
A cidade foi premiada principalmente pela expansão e modernização do BRT Salvador, com a incorporação de ônibus elétricos, implantação de um eletroterminal de recarga e melhorias em acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. O programa Mulheres no Volante, voltado à inclusão feminina no setor de transporte urbano, também foi citado pelo instituto.
Conhecido como o “Oscar da mobilidade sustentável”, o STA é concedido anualmente à cidade que se destaca por projetos inovadores voltados à mobilidade urbana de baixo impacto ambiental. A cerimônia oficial de premiação será realizada no dia 11 de fevereiro, com transmissão online. Já a entrega presencial do prêmio acontecerá em março, em Washington, nos Estados Unidos.
De acordo com o ITDP, desde o início da operação, em 2022, o corredor do BRT Salvador já contribuiu para a redução de cerca de 780 toneladas de emissões de CO₂, número que deve crescer com a ampliação da frota elétrica.
Atualmente, o sistema conta com oito ônibus elétricos e abriga o maior terminal de recarga elétrica do país, com capacidade para atender até 20 veículos simultaneamente. A Prefeitura de Salvador negocia ainda com o Banco Mundial a aquisição de mais 100 ônibus elétricos para o transporte público da cidade.
Além de Salvador, receberam menções honrosas as cidades de Kochi, na Índia, pelo sistema de balsas interligando ilhas, e Santiago, no Chile, pelo avanço da eletromobilidade com a maior frota de ônibus elétricos da região.