O movimento cultural O Pente, referência na celebração da cultura negra, da música e da dança no Brasil, inicia 2026 com uma agenda ainda mais potente e simbólica. A primeira parada acontece em São Paulo, no dia 16 de janeiro, a partir das 22h, no Mundo Pensante, no bairro do Bixiga — casa que se tornou um dos principais pontos de encontro do público do projeto na capital paulista. No line-up da festa, estarão Ivy Bad, IGONNA, Jon Soares, O Tempero de Mainha, Quebre com as Negonas e Peter, que promoverão uma noite de celebração, dança, ancestralidade e calor humano.
Reafirmando seu compromisso com inclusão e diversidade, pessoas trans e indígenas têm acesso gratuito ao evento. Já o público em geral tem acesso gratuito até às 23h. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Shotgun. No dia do evento, também haverá bilheteria no local.
“Mais do que uma festa, O Pente segue como um movimento de ocupação cultural, criando espaços de encontro, pertencimento e protagonismo negro nas principais capitais do país. Em 2026, o projeto vai ampliar ainda mais seu impacto, consolidando sua presença em cidades como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, e preparando o terreno para novas conexões e experiências ao longo do ano”, afirma Uran Rodrigues, idealizador do movimento.