A Transalvador iniciou nesta segunda-feira (12) o funcionamento dos postos de atendimento para credenciamento de veículos durante o Carnaval 2026. O serviço é voltado a moradores das áreas de restrição e a prestadores de serviço, incluindo veículos de imprensa e órgãos públicos que atuarão nos circuitos oficiais da festa.
Os postos estão localizados no Shopping Barra e na Ferreira Costa dos Barris, com atendimentos específicos para residentes dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico).
Nos postos, os moradores podem realizar cadastro, retirar credenciais, incluir novos veículos ou atualizar placas já cadastradas. Para mudança de placa, é necessário apresentar a credencial anterior e o documento do novo veículo.
O atendimento no Shopping Barra segue o horário de funcionamento do centro de compras até 11 de fevereiro, enquanto na Ferreira Costa dos Barris será realizado até 17 de fevereiro, inclusive durante os dias de folia, das 9h às 18h.
Para prestadores de serviço, veículos de imprensa e órgãos públicos, o credenciamento deve ser solicitado online pelo site Mobilidade no Carnaval. Após aprovação, a retirada das credenciais ocorre na Ferreira Costa dos Barris. O credenciamento de serviço custa R$ 62,44, enquanto o da imprensa é gratuito, desde que o veículo esteja devidamente plotado.
O Carnaval 2026 contará com cinco grandes áreas de restrição, subdivididas em 12 subzonas, com credenciais específicas para cada local. Veículos que circularem sem autorização ou em subzonas diferentes das credenciadas estarão sujeitos a multa de R$ 130,16, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo a Transalvador, mais de 23 mil imóveis deverão utilizar os postos físicos, referentes a moradores que não solicitaram a credencial online entre setembro e dezembro de 2025.