Atendimento psicológico gratuito: Projeto Curare é retomado em Salvador

Atendimento psicológico gratuito: Projeto Curare é retomado em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Bruno Concha

Publicado em 07/01/2026 às 21:21 / Leia em 1 minutos

O Projeto Curare, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, retoma atendimentos a partir deste sábado (10), na Lagoa dos Pássaros, no Stiep. A iniciativa oferece atendimento psicológico e assistência social gratuito a pessoas que não podem custear o tratamento, em meio à campanha Janeiro Branco, que conscientiza sobre saúde mental.

As atividades acontecem aos sábados, das 8h às 12h, por ordem de chegada. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas foram atendidas por 60 profissionais, incluindo psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, psicopedagogos e filósofos, estes últimos responsáveis por rodas de conversa.

O coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, destaca que o projeto atende casos de ansiedade, depressão, luto, esgotamento e separações afetivas. “O Projeto Curare transforma o patrulhamento preventivo em acolhimento emocional, promovendo cuidado e prevenção social”, afirma.

O projeto funciona desde 2021 e, desde 2024, passou a se chamar Curare, palavra em latim que significa “tratar” ou “cuidar”. No atendimento, os pacientes passam por triagem com assistentes sociais antes de consultas individuais com psicólogos voluntários.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia