Estrada do Chocolate e outras iniciativas da Bahia entram para o Mapa do Turismo Responsável

Estrada do Chocolate e outras iniciativas da Bahia entram para o Mapa do Turismo Responsável

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Alfredo Filho/SECOM

Publicado em 24/11/2025 às 08:24 / Leia em 3 minutos

A Bahia passou a integrar o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável com a inclusão da Estrada do Chocolate entre as 210 iniciativas selecionadas, na categoria Sustentabilidade, dentre 410 avaliadas em todo o país. Localizado na rodovia que liga Ilhéus a Uruçuca, na Costa do Cacau, o roteiro temático foi requalificado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e oferece ao visitante uma imersão na cultura da lavoura cacaueira e no processo de produção de chocolates finos.

A seleção faz parte do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, uma ação do Ministério do Turismo (MTur) que mapeia experiências, destinos e roteiros distribuídos pelas cinco macrorregiões do país. O objetivo é mostrar como o turismo pode promover inclusão, desenvolvimento local e preservação do patrimônio natural e cultural.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o reconhecimento reforça o compromisso do estado com práticas sustentáveis. “A validação da Estrada do Chocolate comprova que o roteiro atende às diretrizes técnicas definidas pelo projeto, como preservação do meio ambiente e da diversidade biológica e valorização da cultura local, consolidando o equipamento como prática exemplar de turismo responsável”, afirma.

Além da Estrada do Chocolate, outras iniciativas baianas foram incluídas no Mapa, também na categoria Sustentabilidade: Água pela Lagoa (Ilhéus), Aliança Futuri (Una), Pátio FlorAção (Andaraí) e Experiências entre Queijos & Búfalos, Organic Festival Trancoso e Organização Turismo de Trancoso (Porto Seguro). Já em Turismo de Base Comunitária, entraram Comuni Culturi (Salvador) e Povoado da Raposa (Iramaia). No segmento Etnoturismo, foram mapeadas a Reserva Pataxó Porto do Boi e as aldeias Pataxi Pataxó e Akuã Tarakwatê (Porto Seguro), além de Tiba e Trilha do Saber da Aldeia Kaí (Prado) e Taba Jairy (Ilhéus).

Bandeira Azul destaca praias baianas como destinos sustentáveis

Outro reconhecimento importante para o estado foi a certificação Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. Receberam o selo as praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Salvador); a Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari); e a Marina do Yacht Clube da Bahia, também na capital.

A certificação é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), entidade global presente em 81 países e responsável por premiar áreas costeiras que atendem a padrões rigorosos de qualidade ambiental, gestão sustentável, segurança e infraestrutura.

Com o objetivo de ampliar o número de destinos aptos ao selo, a Setur-BA firmou parceria com o Instituto Ambientes em Rede (IAR) — representante da FEE no Brasil — para avaliar o potencial de novas candidatas. Estão na lista praias de Mangue Seco (Jandaíra), Baixio (Esplanada), Morro de São Paulo (Cairu) e Barra Grande (Maraú).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia