Rachel Reis será uma das atrações artísticas do desfile do Afro Fashion Day, que acontece neste sábado (1º), na Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Natural de Feira de Santana, a cantora vem se destacando como uma das vozes mais originais da nova música brasileira. Criada em meio à diversas referências musicais, a artista transformou sua vivência em um som que mistura axé, arrocha, pagodão e pop contemporâneo, com letras que falam de amor, liberdade e pertencimento.
Celebrando a moda, a cultura e a representatividade negra, o Afro Fashion Day marca a abertura oficial do Salvador Capital Afro, iniciativa que celebra o mês da Consciência Negra na capital baiana. Com o tema “Beleza”, o evento contará com 45 marcas baianas, entre elas Meninos Rei, Katuka Africanidades, Fios de África, Mônica Anjos, Negrif, Ziê e Balbina, representando a força criativa da moda afro-brasileira. A curadoria é assinada por Fagner Bispo, com direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão, e trilha do DJ Telefunksoul, que comanda o som do AFD há dez anos.
Além do desfile, o público poderá aproveitar, das 11h ás 21h, a Feira da Sé, espaço dedicado ao empreendedorismo negro, com 24 expositores que apresentam moda, acessórios, arte, beleza e decoração. A programação conta ainda com oficinas gratuitas e abertas ao público, com vagas limitadas por ordem de chegada. As atividades incluem: Croqui de Moda (11h às 12h, 13h às 14h e 14h às 15h), Oficina de Tranças (15h às 16h e 16h às 17h) e Amarração de Turbante (13h às 14h e 14h às 15h).