A cerveja nacional ganha cada vez mais reconhecimento fora do País, provando ser uma potência no cenário global. Foi o que ficou comprovado em recente matéria do Globo Rural, que destacou a presença marcante dos produrores brasileiros, inclusive baianos, em competições importantes do setor em 2023. Um dos destaques este ano foi a Proa Cervejaria, cuja fábrica fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
A marca, que também tem um tap bar no bairro da Pituba, vem sendo reconhecida por suas inovações e qualidade e foi honrada no prestigiado World Beer Awards, no segundo semestre, levando o título de melhor produção na categoria Flavoured Wild & Sour Beer, que destaca sabores ácidos e frutados. Em março, a Proa já havia se destacado em concurso nacional de cervejas, no sul do Brasil.
A vitória baiana destaca o potencial nordestino como uma fonte rica de ingredientes, base para o conceito da Proa, que tem como um dos diferenciais a utilização de ingredientes exclusivos do Nordeste em sua produção. Essa abordagem regional contribui para a identidade da marca e destaca a riqueza dos insumos disponíveis localmente.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Inclusive, na esteira do seu compromisso de criar cervejas sempre autênticas, a cervejeira chef Débora Lehnen, fundadora da marca, acaba o ano com mais uma novidade, uma Catharina Sour colaborativa com o Graveteiro, grupo de agricultores familiares do município de Uauá, do interior do estado.
A nova cerveja leva o nome de “Sertão ao Litoral”, e traz notas de maracujá do mato, goiaba e hibisco, num estilo de cerveja que se caracteriza pela acidez refrescante e pela presença de muitas frutas. A novidade foi lançada na Feira de Agricultura Familiar, que aconteceu neste mês de dezembro, no Costa Azul, em Salvador. O evento contou com a participação de produtores rurais de diversas regiões do estado.
* Por José Mion. Fotos: Divulgação.