O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi homenageado com um jantar neste domingo (5), em Salvador. O encontro, de caráter reservado, foi oferecido pelo desembargador José Rotondano em seu apartamento no Morro do Gato, reunindo nomes do meio jurídico baiano.
Entre os presentes estavam a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos; o padre Luis Simões; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; além de desembargadores, juízes e advogados.
Barroso está em Salvador para participar do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, sendo realizado pela primeira vez na Bahia.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, anfitriã do encontro, destacou a relevância do evento:
“É um prazer e uma honra receber nossos colegas magistrados aqui na Bahia. O Consepre é um órgão de grande importância e constitui um caminho seguro para a melhoria contínua do Poder Judiciário.”
A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (6), às 14h, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, com sessão solene e homenagens ao ministro Barroso, a ex-presidentes do Consepre e autoridades locais.
Às 15h, Barroso ministra a conferência magna com o tema “O Poder Judiciário como Agente de Transformação Social e Ambiental”. O evento segue até o dia 8, com painéis, reuniões institucionais e a leitura da Carta do XVII Consepre Salvador, além do anúncio de Minas Gerais como sede da próxima edição.