Com investimento de mais de R$ 2 bilhões, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vai ganhar um novo terminal de passageiros com 105 mil m². O projeto da ampliação e modernização anunciado pela Aena, concessionária que administra o terminal desde agosto do ano passado, inclui ainda novas pontes de embarques, mais salas vip, possibilidade de receber voos internacionais, entre outras melhorias. A previsão é que as obras sejam concluídas até junho de 2028.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Considerado o segundo aeroporto mais movimentado do país, Congonhas recebe, atualmente, cerca de 22 milhões de viajantes por ano. Com a ampliação, a expectativa é que esse número aumente para 29,5 milhões, um incremento de quase 40%.
Também estão previstos no projeto 215 mil m² de pátio para aviação comercial, com aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves; nova área de check-in mais ampla, com 72 posições amplas e acessíveis e novos quiosques de autoatendimento; 13 leitores automáticos de cartão de embarque; aumento de 10 para até 17 canais de inspeção; área comercial com 20 mil m², com mais lojas, restaurantes e lanchonetes, além de locais para escritórios e salas empresariais; novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento; 19 novas pontes de embarque; 10 portões de embarque remoto no hangar tombado; melhorias no acesso viário, com acesso direto ao futuro metrô e área exclusiva para embarque e desembarque; e novo sistema de processamento de bagagens na área de desembarque, com 10 carrosséis, além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem.
Segundo o presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, com as melhorias, o aeroporto terá infraestrutura para receber aviões de porte maior, como o Airbus A321, e realizar voos internacionais para países da América Latina.