A Flórida aprovou uma lei que proíbe menores de 14 anos de terem contas em redes sociais como Instagram e TikTok. A lei sancionada pelo governador Ron DeSantis passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025 e determina ainda que as plataformas encerrem as contas caso saibam ou acreditem que pertençam a usuários abaixo da faixa etária estabelecida. O texto prevê ainda que usuários de 14 e 15 anos deverão ter autorização dos responsáveis para criarem perfil nas redes sociais.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Durante coletiva de imprensa concedida nesta segunda-feira (25), DeSantis afirmou que a “mídia social prejudica as crianças de várias maneiras” e que “ficar enterrado em dispositivos móveis o dia inteiro não é a melhor maneira de crescer – não é a melhor maneira de obter uma boa educação”.
O projeto passou em fevereiro pelo Legislativo estadual e previa, inicialmente, que todas as crianças menores de 16 anos seriam proibidas de ter perfis nas redes. A proposta foi vetada por DeSantis sob a justificativa de que a medida limitava os direitos dos pais de tomar decisões sobre as atividades on-line de seus filhos.