A cantora Maria Bethânia deu início, neste sábado (6), no Vivo Rio, à turnê que celebra seus 60 anos de carreira — e emocionou o público com um espetáculo que une repertório inédito, poesia e força cênica. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a estreia de “Palavras de Rita”, música inédita de Rita Lee, composta especialmente para Bethânia e musicada por Roberto de Carvalho, viúvo da roqueira.
“Rita deixou uma letra poema com um pedido: que eu a cantasse”, contou Bethânia no palco, antes de interpretar a canção. “Entregou à minha voz seus pensamentos, reflexões e lucidez. Comovida, realizo o desejo dessa artista imensa.”
Com 79 anos e energia de sobra, a santamarense revisita, na nova turnê, a essência de seus espetáculos mais intimistas: casas menores, canções menos óbvias, textos recitados e um olhar poético e político sobre o Brasil. No repertório, ela transita por nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Davi Kopenawa, além de incluir reflexões sobre o país e a vida.
O show abre com “Sete Mil Vezes”, de Caetano, e passa por clássicos como “Canções e Momentos” e “Podres Poderes”. Tudo com a marca registrada de Bethânia: a voz intensa e as interpretações viscerais, que, como disse a escritora Clarice Lispector em 1971, soltam “faíscas no palco”.
A turnê “Maria Bethânia — 60 Anos de Carreira” já tem datas confirmadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Na capital baiana, os shows acontecem na Concha Acústica, nos dias 15 e 16 de novembro.