Livro alemão bate ‘Torto Arado’, do baiano Itamar Vieira Jr. em premiação internacional

Livro alemão bate ‘Torto Arado’, do baiano Itamar Vieira Jr. em premiação internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Adenor Gondim

Publicado em 22/05/2024 às 08:29 / Leia em 2 minutos

Finalista do International Booker Prize, o best-seller “Torto Arado”, do baiano Itamar Vieira Jr., não levou a melhor na disputa. O livro “Kairos”, da alemã Jenny Erpenbeck, foi o vencedor do prêmio, que celebra anualmente os melhores livros traduzidos para o inglês. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22).

A obra de Erpenbeck, que dividiu o prêmio com o tradutor Michael Hofmann, se passa em Berlim Oriental, onde a autora nasceu, e usa o envolvimento de uma mulher jovem com um homem mais velho para discutir a frustração do idealismo daquela região dominada pela União Soviética.

O livro foi o escolhido entre 149 obras inscritas e publicadas no Reino Unido ou na Irlanda entre maio de 2023 a abril deste ano. Em março de 2024, o Booker havia feito uma seleção de 13 títulos, reduzidos posteriormente a uma lista de seis finalistas, entre os quais o do autor baiano, que teve seu livro traduzido por Johnny Lorenz como “Crooked Plow”.

O Booker Internacional apresenta ficção do mundo todo a leitores anglófonos, reconhecendo também o trabalho de tradução. O prêmio de £ 50mil – ou R$ 325 mil, é dividido igualmente entre autor e tradutor.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia