O Nordeste tem se consolidado como um dos principais polos de inovação do país. Segundo dados da plataforma Observatório Sebrae Startups, a região já responde por 24,7% das startups ativas do país, superando o Sul, que aparece com 20,7%.
A plataforma contabiliza mais de 20 mil empresas inovadoras ativas no Brasil, com um crescimento de 30% entre agosto de 2024 e agosto de 2025. O cadastro é voluntário e gratuito, e a base se tornou a maior da América Latina sobre o tema.
A Bahia também chama atenção nos indicadores de 2025. Embora São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco liderem em números absolutos de novas aberturas, é o estado baiano que apresenta o maior crescimento percentual do ano, com 9%, seguido por Pernambuco (8%) e Minas Gerais (6%). O dado reforça a efervescência de polos fora do eixo tradicional do Sudeste.
Lançada em 2023, a plataforma Sebrae Startups também funciona como um hub de capacitação, conexão e fortalecimento para o setor, reunindo informações estratégicas sobre o avanço das empresas de base tecnológica em todo o território nacional.