Inovação é, com certeza, um dos pilares da Casas Conceito. Não à toa, a edição de 2024 chega com um movimento que deve inspirar uma nova experiência em Salvador. Além de 39 ambientes pensados, em sua maioria, para uma morada, a mostra abrirá suas portas com oito operações gastronômicas e 11 corners de mall, de acordo com informações exclusivas obtidas pelo Alô Alô Bahia. O premiado chef Claude Troisgros; a Casaria SP; a conceituada Preta, com sua comida praiana; o restaurante ibérico Taberna, do Grupo Soho; cafés e chocolaterias; o Bar Purgatório, premiado pelos melhores drinks do Brasil; a chef russa Iryna Podusovska; o The Latvian e a JAMM charutos; além de um espaço de choperia artesanal, compõem o Boulevard Tira-Chapéu, localizado na área externa do Palacete, criando experiências plurais e, ao mesmo tempo, únicas.
Ver essa foto no Instagram
Além potencializar a região com tantas atividades, a Casas Conceito também promete movimentar a cena cultural da cidade trazendo nomes como Pedro Bial, a ‘Shark’ Carol Paiffer, a jornalista Marília Gabriela, o maestro João Carlos Martins, o crítico de arte e teatro Evaristo Martins Azevedo e a dupla Maiara e Maraisa, que serão homenageados nesta quarta edição da mostra, uma das mais aguardadas no circuito nacional de arquitetura, decoração e design.
Sob a direção da empresária Andrea Velame, o evento segue nesta edição como o propósito de não só transforma espaços, como também contribuir para a revitalização do patrimônio histórico da cidade. Com um Masterplan ( linhas mestras ) assinado por Marcus Barbosa e Associados, que integra três prédios de arquitetura eclética e Art Nouveau, além de um rooftop com vista para a Baía de Todos-os-Santos, a mostra ocupará uma área de 5.000 m², com destaque para o emblemático Palacete Tira-Chapéu.
O projeto original do Tira-Chapéu, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, tornou-se uma das obras mais marcantes do autor em Salvador. O edifício de três pavimentos exibe fachadas compostas por elementos marcantes do ecletismo, desde capitéis, frisos, cornijas e volutas até atlantes na porta principal. “Quando encontrei este palacete, decidi que a mostra não poderia ter outro tema senão ‘Sensações”‘, compartilha Andrea Velame sobre a joia arquitetônica de estética ímpar.
Ver essa foto no Instagram
“Este espaço reunirá um centro gastronômico, cultural e de eventos, deixando para cidade um legado, onde questões ligadas à sustentabilidade são premissas para nós. Desde 2023, a Casas Conceito já traz consigo os símbolos dos ODS da ONU, aderindo a questões ligadas à diversidade, inclusão e sustentabilidade. Portanto, a mostra, de DNA baiano, busca dialogar com diversos painéis de discussão sobre temas atuais, com olhares cuidadosos em unir a iniciativa pública e privada em torno de um objetivo maior”, completa a empresária em entrevista ao Alô Alô Bahia. A Casas Conceito 2024 será inaugurada no segundo semestre, podendo ser visitada de 3 de setembro a 3 de novembro.
Veja fotos do Palacete Tira-Chapéu, onde será realizada a mostra Casas Conceito:
Casas Conceito por Andrea Velame