Desde 1970, a Câmara de Comércio Brasil-Americana promove o jantar de gala Person of the Year, que homenageia sempre dois líderes de destaque – um do Brasil e outro dos Estados Unidos – que, através de suas atuações, ajudam a estreitar laços entre as duas nações. Na última quarta-feira (15), a edição de 2024 do evento aconteceu no The Glasshouse, em Nova York, nos Estados Unidos, e reuniu mais de 1.000 líderes das comunidades empresariais, financeiras e diplomáticas internacionais para celebrar Alexandre Birman, CEO e CCO da Arezzo&Co, e Wes Edens, cofundador e Co-CEO do Fortress Investment Group.
Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S.A., presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior na FIESP, a baiana Mariana Lisbôa esteve na noite especial em Nova York e permanece na cidade cumprindo uma ampla agenda de eventos relacionados ao evento. “Essa é minha segunda participação. A primeira vez foi no ano passado, quando estivemos presentes para prestigiar a homenagem ao Walter Schalka, CEO da Suzano, Person of the Year 2023”, disse em entrevista ao Alô Alô Bahia.
“Assim como no ano anterior, a participação foi muito positiva. Para além do teor de gala que o evento tem, celebrando a relação Brasil-Estados Unidos e homenageando os grandes nomes do ano, é uma excelente oportunidade de expandir nossa rede de contatos e de estreitar relações”, explica Mariana. “Este ano, a festa contou com a participação luxuosa da Ivete Sangalo, que cantou e encantou os convidados”, acrescenta.
Considerado o principal evento da comunidade brasileiro-americana nos Estados Unidos, o Person of the Year tem um impacto significativo no relacionamento bilateral, mas também facilita discussões sobre oportunidades de investimento e cooperação econômica. “Sob meu ponto de vista, ao reunir tomadores de decisão de diversas áreas, o evento promove uma melhor compreensão das condições de mercado, regulações e oportunidades de investimento em ambos os países, além de fomentar parcerias estratégicas que podem levar a projetos colaborativos e a um aumento no fluxo de capitais. Isso contribui diretamente para o crescimento econômico mútuo e fortalece os laços comerciais e políticos entre Brasil e Estados Unidos”, acredita a executiva.
O evento também serviu para chamar a atenção sobre temas sensíveis como o clima e, em particular, a calamidade no Rio Grande do Sul, citadas por Alexandre Birman em sua fala na noite de gala. “A crise climática é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente como sociedade. Suas consequências são diversas e devastadoras, incluindo secas, ondas de calor, incêndios e enchentes que afetam várias regiões do Brasil e do mundo. Por isso, é fundamental que esse tema esteja presente em todos os espaços de debate existentes. A Brazil Week, e o evento em questão, focam na celebração da relação econômica entre os países, e a crise climática está intrinsecamente ligada a todas as negociações e atuações das instituições modernas”, destaca Mariana.
“Este ano, o Rio Grande do Sul esteve em destaque, e o evento se revelou uma excelente oportunidade para promover a arrecadação significativa de doações em dinheiro. Não há debate ou negociação econômica que possa ignorar a necessidade premente de combater a crise climática e a urgência de apoiar a região sul do país neste momento”, diz.
Brazil Week – Além da noite de gala, uma série de atividades são promovidas por instituições que contribuíram com a “semana de gala brasileira”, criadas para desenvolver ainda mais os laços entre o Brasil e os EUA, e Mariana Lisbôa esteve em algumas delas. “Participei de diversos eventos e encontros com autoridades públicas, instituições financeiras e governamentais. Tive a oportunidade de interagir com stakeholders relevantes para o setor e para a Suzano”, revela.
Entre os eventos que participou, além do Person of The Year, estão o Brazilian Investment Forum, liderado pelo João Dórea, jantar a convite do LIDE e o Governo do Mato Grosso do Sul, no Fasano; o Brazilian Regional Markets, no Harvard Club, a convite do Governo do Espírito Santo; o jantar do Banco SAFRA, no The Plaza; o jantar organizado pelas Esfera Brasil, no Rockefeller Center; o Power Lunch da Forbes, entre outros. “Todos permeados por discussões políticas, econômicas e sociais relevantes e de altíssimo nível, que nos permitiram refletir e ampliar nossa visão sobre o Brasil e o mundo”, finaliza a executiva.
Além de Mariana Lisbôa, dois outros baianos estiveram presentes: Nizan Guanaes e Thiago Borges, filho de César Borges.