A Blue Origin, empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, vai retomar o programa de turismo espacial no domingo (19). No voo de reabertura, uma tripulação de seis pessoas será enviada ao espaço.
O programa foi interrompido em agosto de 2022 após falha em um voo.
O foguete New Shepard, da Blue Origin, será lançado do Texas no domingo (19), com uma janela de lançamento que se abrirá às 10:30 da manhã (horário de Brasília), anunciou a empresa na terça-feira (14).
A aeronave levará uma tripulação de seis civis, incluindo Ed Dwight, escultor de 90 anos que fez história em 1961 ao se tornar o primeiro candidato negro a astronauta nos EUA — mas nunca foi selecionado para uma missão espacial.
Este será o sétimo voo espacial tripulado da Blue Origin e elevará o número total de pessoas que a empresa levou com sucesso ao espaço para 37.
O lançamento também representa o recomeço do programa de turismo espacial da Blue Origin, que foi interrompido em agosto de 2022, após um dos foguetes não tripulados da empresa sofrer uma falha em pleno voo, o que levou a uma investigação de incidente sob supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA).