Festejos do 2 de Julho movimentam Salvador com cortejo, homenagens e presença do presidente Lula; confira a programação

Festejos do 2 de Julho movimentam Salvador com cortejo, homenagens e presença do presidente Lula; confira a programação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Alô Alô Bahia

Publicado em 02/07/2025 às 07:35 / Leia em 4 minutos

Salvador amanhece, nesta quarta-feira (2), em clima de celebração pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, com uma programação intensa que marca a data mais simbólica do calendário cívico estadual.

O ponto alto é o tradicional cortejo do 2 de Julho, que reúne milhares de pessoas entre o Largo da Lapinha e o Campo Grande, passando por bairros como Soledade, Barbalho e Santo Antônio Além do Carmo.

Este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da festa mais uma vez. Ele deve se juntar ao desfile por volta das 9h30, na altura do Convento da Soledade, acompanhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e demais autoridades.

O tema da edição de 2025 é “Eu sou o 2 de Julho”, uma afirmação do papel central do povo baiano na consolidação da independência brasileira.

A programação desta quarta-feira começou às 6h, com a alvorada e queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 8h, serão realizadas cerimônias cívicas, com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional.

Em seguida, os carros emblemáticos dos Caboclos darão início ao cortejo principal, acompanhados por fanfarras, filarmônicas, grupos culturais e representantes da sociedade civil.

Durante o trajeto, há paradas tradicionais para homenagens em locais históricos, como o Convento da Soledade, a Ordem Terceira do Carmo e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. No fim da manhã, os carros serão recolhidos na Praça Thomé de Souza, onde o cortejo volta a se reunir às 13h30 para seguir até o Campo Grande.

Às 16h, ocorre a cerimônia de encerramento com hasteamento de bandeiras, execução de hinos e colocação de coroas de flores no Monumento ao Dois de Julho. À noite, entre 17h30 e 21h30, está previsto o encontro de filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas.

Confira a programação:

02/07 (quarta-feira)

06h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha;

07h – Organização do cortejo cívico na Lapinha;

08h – Cerimônias cívicas – hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do hino nacional pela banda de música da Marinha do Brasil;

09h – Início do desfile cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmónicas estaduais e grupos populares;

Concurso de fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus;

Homenagem aos Heróis da Independência – breve parada em frente ao Convento da Soledade;

Homenagem da Ordem Terceira do Carmo – breve parada em frente a Ordem para pronunciamento de um membro da instituição;

Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – breve parada em frente à igreja;

11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza;

13h – Concentração do cortejo cívico;

13h30 – Início do desfile cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia;

15h – Cerimônia cívica no 2º Distrito Naval;

16h – Cerimônias cívicas no Campo Grande: chegada dos Carros dos Caboclos; hasteamento das bandeiras por autoridades; execução do hino nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao Dois de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico; execução do Hino ao Dois de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar da Bahia;

17h30 às 21h30 – Encontro de filarmônicas com maestro Fred Dantas.

03/07 (quinta-feira)

18h – Apresentação do Coral da Cidade do Salvador;

19h – Baile da Independência com orquestra do maestro Fred Dantas e convidados, no Palco Campo Grande;

04/07 (sexta-feira)

19h – Show do cantor Gerônimo, no palco Campo Grande.

05/07 (sábado)

9h – Inauguração da placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito/Plataforma, na praça central de São João do Cabrito;

18h – Volta da Cabocla – retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.

De 11 a 13/07

Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá

12/07 (Sábado)

3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro.

13/07 (Domingo)

8h – Missa na Igreja de São Bartolomeu, Pirajá.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia