Jerônimo Rodrigues visitou, nesta terça-feira (10), a Bahia Farm Show. O governador da Bahia chegou no evento acompanhado do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, e participou da abertura oficial da feira agrícola, que é uma das principais do país e segue até sábado (15) com as novidades do setor, além de uma programação com palestras e workshops.
Antes de discursar, Jerônimo recebeu, ao lado de Pablo Barroso – secretário de Agricultura da Bahia -, o certificado da Bahia como uma zona livre da febre aftosa sem a vacinação. Na presença de autoridades locais e estaduais, além de empresários e investidores, o governador ressaltou a importância da agronegócio na história do país e pediu unidade do agro no estado:
“Eu tenho um desafio enquanto governador: acompanhar a pegada do agro e eu espero também que a AIBA possa se estender com essa boa prática, assumindo o lugar de Bahia. A experiência montada aqui deverá ser uma catalisadora da prática da Chapada, do norte, do extremo sul, do litoral sul”, disse.
O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt discursou antes do governador. Ele ressaltou a importância do oeste do estado na produção irrigada do país, além de falar sobre as necessidades da região: “Precisamos avançar com mais segurança jurídica e agilidade nos licenciamentos ambientais, além de políticas mais claras e que reconheçam o esforço que o nosso setor já faz. O agro representa 30% do PIB da Bahia. Precisamos que o papel seja reconhecido com a devida atenção e reciprocidade”, disse.
O governador chegou em Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira (9). O chefe de estado cumpriu uma agenda de compromissos oficiais no município, que incluiu a solenidade de entrega de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Miriam Borges e um jantar promovido pela AIBA, realizadora da feira.
A Bahia Farm Show 2025 reúne mais de 1 mil expositores de todo o país em uma área de mais de 246 mil m2. A expectativa da organização é de gerar um volume recorde de negócios e atrair visitantes de diversas partes do Brasil, incluindo investidores, pesquisadores e estudantes. Ano passado, o evento registrou recordes com mais de 111 mil pessoas e quase R$ 11 bilhões em volume de negócios.
A cobertura do Alô Alô Bahia na Bahia Farm Show tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães – Cultivando o presente.