MP que autoriza importação de arroz após enchentes no RS é publicada

MP que autoriza importação de arroz após enchentes no RS é publicada

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do Correio*

Matthew Lakeland/Unsplash

Publicado em 10/05/2024 às 10:41 / Leia em 2 minutos

O Diário Oficial da União publicou no final da noite da quinta-feira (9) edição extra na qual o governo federal publica uma Medida Provisória (MP) que autoriza a importação, em caráter excepcional, de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A medida é para a recomposição dos estoques públicos por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente, Estado principal produtor do grão no Brasil.

A importação já havia sido anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com o ministro, perdas na lavoura, em armazéns alagados e, principalmente, a dificuldade logística para escoar o produto, com rodovias interditadas, poderia criar uma situação de desabastecimento, elevando os preços no comércio.

Na primeira etapa, o leilão de compra da Conab, uma empresa pública federal, será para 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia. “Se a gente for rápido na importação, a gente mantém [o preço] estável”, garantiu. O restante, até totalizar 1 milhão de toneladas, será importando conforme a avaliação de mercado. Essa cota ainda poderá ser elevada, se for necessário, assegurou o ministro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia