O Agente Secreto, filme com Wagner Moura premiado no Festival de Cannes, terá sua estreia nacional no Recife (PE). A novidade foi anunciada pelo diretor Kleber Mendonça Filho em um post no X, nesta segunda-feira (26) – ainda sem data oficial, o lançamento deve ocorrer no segundo semestre no Cinema São Luiz. Antes, o longa participa da competição oficial do Sydney Film Festival, na Austrália, de 4 e 15 de junho.
“O cinema como catalisador do Centro da Cidade é tema que podemos continuar conversando. A 1ª sessão de O Agente Secreto no Brasil será no Recife. Grande abraço!”, escreveu Kleber, ao responder a um comentário do prefeito da cidade, João Campos, que parabenizou a produção e exaltou o cinema local.
Kleber, que é um defensor dos cinemas de rua, fez um documentário, Retratos Fantasmas, no qual faça sobre o fim dos grandes espaços de exibição de filmes na capital pernambucana, com as mudanças na sociedade e na própria cidade.
O Agente Secreto foi premiado em Cannes com o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber. O filme também recebeu ainda o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), que reúne jornalistas de mais de 50 países, e o Art et Essai, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai). O longa já tem distribuição nos Estados Unidos garantida pela Neon.
O longa tem no elenco Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone e se passa no Recife de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, retorna a Recife após anos fora e descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes. Enquanto planeja uma forma de deixar o Brasil com o filho pequeno após a morte da mãe do menino, ele se vê alvo da desconfiança das pessoas a seu redor.