A quarta etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas será realizada neste domingo (25), no 2º Distrito Naval, em Salvador. O local, símbolo da relação histórica entre o esporte e a Marinha, sedia mais uma fase do circuito organizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, que reúne atletas de diversas categorias.
A programação começa às 6h, com a marcação dos nadadores. A primeira largada será às 7h, com a prova principal, que terá percurso de 4 quilômetros, disputada separadamente por homens e mulheres. Ao longo da manhã, ocorrem as provas para iniciantes, crianças, militares e atletas master, com distâncias que variam de 200 metros a 1 quilômetro.
Entre os destaques estão as provas Mini a Mirim (400 metros), Petiz (800 metros) e a Copa Baiana de Provas Rápidas, com percurso de 1 quilômetro. O evento ainda inclui uma categoria exclusiva para militares. “O 2º Distrito é um lugar histórico, tem tudo a ver com a natação baiana e com a nossa missão de levar o esporte cada vez mais longe. É uma etapa que representa muito para todos nós”, ressalta o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos.
Na classificação geral por clubes após a terceira etapa, o Yacht Clube da Bahia lidera com 989 pontos. O Clube Cepe aparece em segundo, com 452 pontos, seguido de perto pelo Costa Verde Tênis Clube, que soma 433.
O Campeonato Baiano de Águas Abertas segue até dezembro, quando será encerrado com a Travessia Itaparica-Salvador. Com 12,5 quilômetros, é considerada a prova mais desafiadora do circuito e uma das maiores do Brasil.