A Acervo Galeria de Arte, no Caminho das Árvores, em Salvador, inaugurou a exposição “Transito”, do artista visual baiano Dedé Lins, nesta quinta-feira (22). A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, fica em cartaz até 23 de junho, com obras inéditas produzidas a partir de 2020, apresentando um conjunto de trabalhos que expandem os limites da pintura tradicional, utilizando materiais industriais e manufaturados como couro, fórmica, resina, chapas de alumínio composto e tintas automotivas.
O título da exposição remete à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo transitar — “eu transito” — e se desdobra em múltiplas interpretações: deslocamento, movimento, estagnação, junção e contraste. Essa ambiguidade conceitual, como destaca o curador Daniel Rangel, “sugere ao mesmo tempo a ideia de ‘movimento e letargia’, sendo a união sua característica central”.
O artista – Dedé Lins nasceu em Salvador, mas há anos vive e trabalha em Barcelona, onde mantém ateliê e uma trajetória artística consolidada. Também possui um estúdio em São Paulo, dividindo sua produção entre Brasil e Europa. Atualmente, o artista está em residência artística em Miami, onde permanece até o final de julho. “Transito”, portanto, também reflete esse movimento constante, físico e simbólico, entre lugares, culturas e linguagens.
Veja fotos:
Serviço:
Transito, de Dedé Lins
Curadoria: Daniel Rangel
Quando: de 22 de maio a 23 de junho de 2025
Local: Acervo Galeria de Arte (Rua Alameda dos Umbuzeiros, 25 – Caminho das Árvores, Salvador)
Entrada gratuita