Saiba quem é chef baiana que assina o novo menu dos voos internacionais da LATAM

Saiba quem é chef baiana que assina o novo menu dos voos internacionais da LATAM

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Felipe Archer /Estúdio Ondina

Publicado em 22/05/2025 às 19:56 / Leia em 3 minutos

Para jogar luz sobre as habilidades das chefs mulheres em ascensão, além de servir aos passageiros pratos especiais, que ficarão para sempre em suas memórias, desde o ano passado a LATAM vem oferecendo o Programa Sabor à Brasileira, no qual convida chefs de 5 regiões brasileiras a criarem um menu a bordo que represente sua cultura local.

Disponível aos passageiros de voos internacionais com mais de 7 horas de duração, que partem do aeroporto de Guarulhos, a  experiência gastronômica pretende apoiar, empoderar e dar visibilidade aos talentos femininos que despontam no setor, além de celebrar a diversidade da culinária brasileira, tão rica em sabores, cores e aromas.

O sucesso foi tanto que agora a LATAM dá início a uma nova fase do Programa e inclui chefs de diferentes países sul-americanos para desenvolverem juntas um menu exclusivo.

Entre as participantes dessa segunda etapa estão Nara Amaral, uma das chefs mais reconhecidas de Salvador, proprietária do Di Janela, na capital baiana, e Lorna Muñoz, chef do aconchegante Travesía, na Isla de Chiloé, arquipélago localizado ao sul do Chile.

A criação das chefs combina crocância e aroma em três pratos para lá de especiais. Em entrevista, Nara destacou o empoderamento feminino: “Somos mulheres e podemos estar onde quisermos”.

Sobre Nara Amaral

Nara Amaral, que é natural de Ipiaú, no sul da Bahia, fincou raízes em Salvador desde a juventude. Ao casar-se, a Saúde se tornou o lar da baiana, que decidiu transformar o quintal de casa em restaurante. A decisão ocorreu após um momento difícil. “Eu comecei a cozinhar depois dos 40 anos, mas houve uma época em que eu vendia marmitas, porque fiquei desempregada. Como era uma coisa que eu gostava, decidi investir e comecei a fazer comercialmente para complementar a renda”, conta.

O que era somente um restaurante caseiro se tornou popular demais para ficar restrito à casa. Foi então que Nara, que já tinha formação em Administração de Empresas, resolveu abrir o próprio negócio em 2013, tendo como carro-chefe a comida regional. Em 2022, ela inaugurou o Provisório Bar, no tradicional estilo carioca, com muita comida e chope gelado.

Nara Amaral e Lorna Muñoz

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia