Fundada em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Central do Estado da Bahia é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina e, para celebrar o seu aniversário de 213 anos, a bicentenária prepara uma série de atividades especiais. As comemorações terão início no dia 13 de maio, a partir das 8h30, com apresentação da Camerata Quadro Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia. A programação inclui ainda a palestra magna “213 anos da 1ª Biblioteca Pública da Bahia: a narrativa de um patrimônio cultural com muita história para contar”, com a participação da professora Dra. Ivana Lins; apresentação da Cia de Teatro da Polícia Militar com o espetáculo “África: Um Conto Cantado”; e Leitura do Cordel para a Biblioteca Central, com o escritor, poeta e professor, Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria.
Também no dia 13 de maio, às 17h, acontece a abertura da exposição “213 anos da Biblioteca Central: muitas histórias pra contar”, no Shopping Piedade. “Celebramos com felicidade os 213 anos da BCEB, que é um verdadeiro palácio do livro. A cada dia conseguimos dinamizar e democratizar mais a programação e o acesso a esse importante equipamento”, destaca o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro.
III Edição do Projeto OSBArris
Nesta III Edição, o projeto OSBArris homenageia a Biblioteca Central do Estado da Bahia com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência do Maestro Carlos Prazeres. O evento será dia 19 de maio, às 17h, no Quadrilátero da BCEB. A entrada será 1 kg de alimento não perecível para o Projeto Bahia sem Fome.