Distribuidora de ‘Anora’ adquire direitos de ‘O Agente Secreto’, com Wagner Moura

Distribuidora de ‘Anora’ adquire direitos de ‘O Agente Secreto’, com Wagner Moura

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações da Variety

Divulgação

Publicado em 21/05/2025 às 14:55 / Leia em 3 minutos

A distribuidora americana Neon, responsável pela distribuição de “Anora”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano passado e ganhador de cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, adquiriu os direitos de distribuição na América do Norte de “O Agente Secreto”, novo longa-metragem do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, com o baiano Wagner Moura no elenco.

O anúncio foi feito logo após a estreia mundial do filme no último domingo (19), em sessão competitiva no Festival de Cannes. Estrelado ainda por Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leon, Carlos Francisco, Alice Carvalho e Hermila Guedes, o filme deve chegar aos cinemas norte-americanos ainda em 2025, com lançamento pela própria Neon.

Ambientado no Recife, no ano de 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Moura), um especialista em tecnologia na casa dos 40 anos que está foragido. Ele chega à capital pernambucana durante o Carnaval com a esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio pacífico que imaginava.

A crítica especializada já vem destacando o trabalho de Mendonça Filho. Peter Debruge, crítico-chefe da Variety, afirmou que “Kleber começou sua carreira como repórter e crítico, e essa sensibilidade está presente em cada quadro, equilibrando com maestria originalidade e homenagem”.

Produzido por Emilie Lesclaux, o longa conta com coprodução internacional de Nathanaël Karmitz, Elisha Karmitz, Fionnuala Jamison, Olivier Barbier, Leontine Petit, Erik Glijnis, Fred Burke e Sol Bondy. É uma produção da Cinemascópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha). A MK2 Films responde pelas vendas internacionais. A negociação com a Neon foi conduzida por Sarah Colvin e Jeff Deutchman, em nome da distribuidora, e Fionnuala Jamison, representando os realizadores.

Em entrevista à Variety antes da première, Mendonça Filho elogiou o protagonista: “Wagner é um astro clássico de cinema que vem acompanhado de um sujeito absolutamente fantástico. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com ele e espero que esse seja o primeiro de muitos filmes juntos. Ele já fez coisas incríveis no passado, mas acredito que essa é sua melhor atuação até agora. Pareço um vendedor falando assim, mas me emociono ao falar sobre Wagner”.

Com trajetória marcada por filmes que investigam as camadas sociopolíticas do Brasil, Mendonça Filho chega à sua terceira participação na mostra competitiva de Cannes, após “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), este último codirigido com Juliano Dornelles e vencedor do Prêmio do Júri. Em 2017, ele foi presidente do júri da Semana da Crítica, e em 2023 apresentou no festival o documentário “Retratos Fantasmas”, exibido na seção Sessões Especiais.

A aquisição de “O Agente Secreto” reforça o prestígio de Kleber Mendonça Filho no cenário internacional e evidencia a aposta da Neon em narrativas ousadas e autorais, uma estratégia que já rendeu à empresa reconhecimento máximo no circuito de premiações globais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia