Herança soviética, ‘Rádio do Juízo Final’ faz nova transmissão enigmática

Herança soviética, ‘Rádio do Juízo Final’ faz nova transmissão enigmática

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do EXTRA

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 21/05/2025 às 14:25 / Leia em 2 minutos

A misteriosa “Rádio do Juízo Final” voltou a transmitir uma mensagem enigmática durante um telefonema entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, na semana passada para discutir a guerra na Ucrânia. As informações são de Fernando Moreira para o Jornal Extra.

Esta foi a segunda vez que a estação de rádio UVB-76, uma herança do período soviético, entrou em ação no mesmo momento em que Putin e Trump conversavam por telefone.

Primeiramente, ela começou a transmitir o código aparente “NZhTI 89905 BLEFOPUF 4097 5573” antes da ligação para a Casa Branca, antes de prosseguir algumas horas depois com “NZhTI 01263 BOLTANKA 4430 9529”.

A estação, também conhecida como Buzzer e Rádio da Mão Morta, existe desde a Guerra Fria, mas sua finalidade permanece um mistério.

Normalmente, ela opera 24 horas por dia, emitindo um zumbido, mas enviou outras mensagens enigmáticas em fevereiro e abril deste ano.

Supõe-se que a estação desempenhe um papel militar, possivelmente ligado ao arsenal nuclear de Moscou. A maioria dos observadores acredita que a UVB-76 é um exemplo idiossincrático do que é chamado de estação numérica, usada para comunicar mensagens criptografadas a espiões ou outros agentes. Normalmente, essas estações transmitem números em grupos de cinco, tornando impossível detectar partições entre palavras e frases. Os números podem ser decodificados usando uma chave em posse do ouvinte pretendido. Acredita-se que as estações numéricas existam desde a Primeira Guerra Mundial, conforme documentado pelo Projeto Conet, uma compilação de gravações lançada pela primeira vez em 1997.

Uma outra questão intrigante é a sua localização. Os apaixonados pelo tema, que acompanham diariamente o zumbido, notaram em 2010 que uma mudança importante: a posição da UVB-76 parecia ter mudado. “Detetives” conseguiram rastrear a localização aproximada até perto da cidade de Pskov, perto da fronteira da Rússia com a Estônia. Mas ninguém conseguiu triangular exatamente de onde a transmissão está vindo.

Após as negociações por telefone, Trump disse que a Rússia e a Ucrânia “imediatamente iniciariam negociações para um cessar-fogo”.

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia