Agentes e operadores de turismo do Reino Unido estão na Bahia para conhecer os potenciais da Chapada Diamantina no segmento de observação de aves, prática conhecida como birdwatching. A visita faz parte da Famtour Experience Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, e ocorre até o próximo sábado (17).
Nesta segunda-feira (12), os profissionais visitaram a trilha da Mata do Charme, no município de Boa Nova, considerado um dos principais destinos para a prática no estado e conhecido como a “capital baiana da observação de aves”. A região abriga ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, formando uma área de grande biodiversidade.

Os britânicos estão na Chapada Diamantina a convite da Embratur.
A ação tem como objetivo apresentar aos britânicos destinos estratégicos para o ecoturismo brasileiro, promovendo roteiros autênticos e incentivando parcerias internacionais no setor. Segundo a Embratur, o Reino Unido ocupa a 11ª posição entre os principais emissores de turistas ao Brasil. Em 2024, foram mais de 153 mil visitantes britânicos no país.
“O famtour é uma ferramenta poderosa para ampliar a presença do Brasil no mercado internacional. Essas experiências fortalecem o conhecimento dos operadores, criam conexões e abrem portas para novos negócios”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Boa Nova, na Chapada Diamantina, é conhecida como a “capital baiana da observação de aves”.
Após a visita a Boa Nova, o grupo seguirá para outras trilhas da Chapada Diamantina, incluindo roteiros no município de Lençóis, um dos destinos mais emblemáticos da região.