O Papa Leão XIV visitou o túmulo do Papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, neste sábado (10). A visita ocorreu durante uma saída surpresa do pontífice. Ele deixou uma rosa branca no local.
Antes, o papa esteve Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, que fica nos arredores do Vaticano. Lá, o pontífice ficou em oração em oração, primeiro diante do altar e, em seguida, diante da imagem da Virgem Maria, e ali, com os presentes, recitou a oração de São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho.
“Eu quis muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”, disse o Papa Leão XIV aos religiosos que estavam no templo.
Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho
Administrado pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho, o local de culto guarda uma antiga imagem da Virgem Maria, muito querida pela Ordem e pela memória de Leão XIII, que nunca conseguiu visitá-lo, mas que, em 1903, o elevou à dignidade de basílica menor.
Outros Papas, porém, já haviam visitado a Mãe do Bom Conselho: João XXIII em 1959 e João Paulo II em 1993. Hoje, foi a vez do Papa Leão XIV, que, quando ainda era cardeal, celebrou no santuário a Missa da Festa da “Vinda” da Mãe do Bom Conselho em 25 de abril de 2024. Em sua homilia, o então cardeal Prevost expressou sua devoção à Virgem, exortando os fiéis a se inspirarem em Maria para difundir a paz e a reconciliação no mundo.
*As informações são do Vatican News