A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta quinta-feira (8), a nova Praça dos Ex-Combatentes, em frente ao Quartel de Amaralina, entre as ruas Marquês de Monte Santo e Oswaldo Cruz. Totalmente requalificado, o espaço foi reinaugurado em comemoração aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, quando soldados brasileiros lutaram contra o nazifascismo na Europa.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos; do presidente da Desal, Virgílio Daltro; do comandante da 6ª Região Militar, general André Luiz Aguiar Ribeiro; além de outras autoridades civis e militares.

Bruno Reis esteve presente na inauguração ao lado de outras autoridades | Foto: Betto Jr./Secom PMS
Nomeada em tributo aos homens e mulheres que enfrentaram batalhas decisivas na Itália, a praça representa a coragem e o legado dos combatentes brasileiros, reverenciados como símbolos de bravura nacional.
“Estamos aqui hoje para celebrar mais uma parceria com o Exército, neste dia histórico, dia em que completamos a vitória de 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. Quero abraçar aqui a todos os familiares dos ex-combatentes, sejam aqueles que nos deixaram e também os que tiveram essa vitória. Esta praça é uma homenagem a todos eles e hoje estamos entregando completamente reformada, reconstruída com a nova modelagem dentro do padrão que a nossa Prefeitura imprime em toda a cidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis., que fez um apelo para que a comunidade preserve o espaço. “Quando a população cuida, economizamos com manutenção e conseguimos investir mais em novas praças”, reforçou.

Foto: Betto Jr./Secom PMS
Além da nova configuração urbanística, o local abriga um memorial com registros das datas de partida e retorno das tropas da FEB, e uma placa com os nomes de militares mortos em combate, incluindo detalhes sobre suas mortes. “Volto a falar dos pracinhas que, 80 anos atrás, sem quaisquer condições de equipamento, sem jamais terem saído do país, foram combater no inverno europeu. Muito provavelmente há descendentes aqui dos pracinhas baianos. Os senhores vão identificar a placa com o nome de todos eles, sem exceção. Temos que reverenciar, contar a história, fazer cerimônias como essa em que os senhores estão dando um brilho todo especial”, destacou o general Ribeiro.
Com área total de 4,1 mil m², a requalificação da praça contou com novos mobiliários, parque infantil, academia de saúde e ginástica, além de um cuidadoso projeto paisagístico que inclui grama sintética e natural, pergolado em eucalipto, pintura e iluminação em LED. O investimento total na intervenção foi de R$502 mil.

Foto: Betto Jr./Secom PMS
Para garantir conforto aos frequentadores, foram instalados quatro bancos com encosto, um conjunto de poltronas e mesas infantis. O parquinho ganhou Casa de Tarzan, escorregador, balanço e cercado, todos em eucalipto. A academia de saúde recebeu equipamentos como simuladores de giro triplo, esquiador simples, multiexercitador 7 em 1 e cavalgada. Já a academia de ginástica conta com prancha abdominal, barra paralela e barra de apoio.
A iluminação também foi modernizada, com a instalação de 57 luminárias LED, 22 postes em fibra e melhorias na infraestrutura elétrica, somando mais R$274 mil em investimentos.