Fumaça preta no Vaticano adia anúncio do novo papa pela terceira vez

Fumaça preta no Vaticano adia anúncio do novo papa pela terceira vez

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução

Publicado em 08/05/2025 às 08:25 / Leia em 2 minutos

A Capela Sistina voltou a emitir fumaça preta, nesta quinta-feira (9), indicando que a terceira votação do conclave terminou sem consenso entre os cardeais. É a segunda sessão do dia e a terceira desde o início do processo para definir o sucessor do Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril.

Segundo o Vaticano, os 133 cardeais reunidos não alcançaram os dois terços necessários, 89 votos, para eleger o novo pontífice. Após a sessão da manhã, eles fazem uma pausa para o almoço e devem retomar os trabalhos a partir das 16h, no horário local (11h em Brasília).

A expectativa é grande na Praça de São Pedro, onde cerca de 15 mil pessoas acompanham cada liberação de fumaça. A branca indicará o fim da espera e o nome do novo líder da Igreja Católica, que hoje reúne 1,4 bilhão de fiéis no mundo.

Durante o conclave, os votos são registrados em cédulas com a inscrição em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”). Ao fim de cada rodada, os papéis são queimados, e a fumaça gerada comunica ao público o resultado da votação.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia