A Interlândia, grupo pernambucano responsável pela marca de produtos de limpeza Dragão, dá mais um passo estratégico em sua trajetória de crescimento com a abertura de uma fábrica na Bahia. A unidade será inaugurada nesta terça-feira (15), no município de Mata de São João, a 63 km de Salvador, e representa o maior investimento inicial já feito pela companhia em uma única planta: R$ 100 milhões.
Com uma trajetória de 77 anos iniciada em Recife, a Interlândia mantém sua matriz administrativa e estrutura de gestão no estado de Pernambuco, de onde coordena toda a operação das quatro fábricas do grupo, localizadas em Jaboatão dos Guararapes (PE), Marechal Deodoro (AL), Cascavel (CE) e, agora, na Bahia.
A nova unidade ocupará um terreno de 27 mil m², com 22,8 mil m² de área construída, e terá capacidade de produção superior a 200 milhões de litros/ano. A planta vai produzir principalmente água sanitária, alvejante multiuso e desinfetante, itens que fazem parte do portfólio da Dragão, marca que lidera as vendas nesses segmentos no Nordeste.
“A Interlândia é uma empresa genuinamente pernambucana, nascida com um propósito claro: levar limpeza, saúde e dignidade para as casas nordestinas. Nossa expansão para a Bahia consolida essa missão em uma escala ainda maior e reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento da região”, afirma João Abreu e Lima, executivo do grupo, em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Empresa investe R$ 100 milhões e acelera crescimento no setor de limpeza
Referência regional com projeção nacional
A expansão também tem reflexos importantes para o mercado. Com a nova planta, a empresa ganhará mais agilidade logística para abastecer não apenas a Bahia, mas também os mercados do Sudeste e Centro-Oeste, fortalecendo a atuação nacional da marca Dragão, sem perder o controle e a governança baseados em solo pernambucano.
“Seguimos crescendo com responsabilidade. A expansão é nacional, mas a gestão segue ancorada em Pernambuco, onde estão nossas lideranças e a visão estratégica da companhia”, ressalta João.
A Interlândia cresceu a dois dígitos ao ano nas últimas duas décadas, e projeta um ritmo ainda mais acelerado nos próximos cinco anos, com a expectativa de ampliar de forma significativa o número de empregos no grupo.
Inovação e sustentabilidade no DNA
A nova fábrica baiana também reforça o pilar sustentável da empresa: a Dragão foi pioneira no uso de garrafas PET recicladas para água sanitária e, agora, expande essa tecnologia de envase para três formatos (1L, 2L e 5L), desde o início da operação.
Fundada em 1948 por Godofredo de Abreu e Lima Primo, a Interlândia começou limpando as ruas do centro do Recife, sendo a primeira a produzir água sanitária no Norte e Nordeste. Atualmente em sua terceira geração, possui cerca de 30 produtos em linha, com destaque para água sanitária, desinfetante, alvejante multiuso, sabão líquido e amaciante.