Uma imagem emoldurada no estúdio pessoal de Xuxa Meneghel, em sua casa no Rio de Janeiro, reacendeu um antigo mistério envolvendo um ensaio fotográfico nunca publicado. A foto apareceu ao fundo de um vídeo divulgado no Instagram, nos bastidores da gravação do projeto “XSPB 14”, e chamou a atenção dos fãs mais atentos.
O retrato faz parte de um ensaio realizado no início dos anos 1980, quando Xuxa tinha apenas 18 anos. As fotos foram feitas em Nova York pelo renomado fotógrafo Luiz Tripolli e marcariam a estreia da apresentadora na capa da revista “Playboy”. No entanto, as imagens nunca chegaram a ser publicadas.
Esse ensaio ficou guardado por mais de quatro décadas e envolve até hoje especulações — entre elas, a influência do ex-namorado da apresentadora, Pelé, na decisão de vetar a publicação. A primeira menção pública ao material foi feita pelo próprio Tripolli, em abril de 2024, ao compartilhar uma imagem em preto e branco de Xuxa com um quepe, acompanhada da legenda: “Nova York, 1981”.
Na época, a “Playboy” planejava lançar o ensaio na edição de aniversário, em agosto de 1981. No entanto, segundo relatos, Xuxa teria posado também para duas revistas concorrentes sem avisar, o que teria rompido o acordo de exclusividade. Como consequência, ela e Tripolli teriam sido temporariamente “colocados na geladeira” pela publicação.
Em entrevista anos depois, a própria Xuxa relembrou a repercussão: “Houve uma confusão logo no início com três editoras. Com 18 anos, fiquei algum tempo sem trabalhar porque estavam brigando comigo”.
O episódio só teve desfecho em dezembro de 1982, quando Xuxa apareceu pela primeira — e única — vez na capa da “Playboy”.
Outro capítulo curioso dessa história veio à tona no livro Histórias Secretas, do jornalista Ricardo Setti. Segundo ele, em 1985, Pelé teria ido pessoalmente até a redação da revista para recolher as imagens do ensaio, o que teria impedido definitivamente sua publicação. As fotos nunca mais foram vistas.