O Hospital DF Star, em Brasília, divulgou nesta segunda-feira (14) uma nova atualização sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a equipe médica, ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em recuperação após um pós-operatório considerado delicado. O quadro de saúde é estável.
“Cirurgia extremamente complexa. Tinha muita aderência (no intestino), mas o resultado foi excelente”, afirmou o cardiologista Leandro Echenique. “Não houve complicação e todas as medidas preventivas serão tomadas”, completou.
O médico Claudio Birolini, responsável pela equipe cirúrgica, explicou os detalhes do procedimento. “Eu já tinha em mente que seria um procedimento bastante complexo. O intestino dele estava bastante sofrido, o que leva a crer que ele já estava com esse quadro há alguns meses”, relatou.
No domingo (13), Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas, iniciada às 10h. O objetivo do procedimento foi remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. O primeiro boletim médico foi divulgado às 21h40 do mesmo dia, informando que a operação de grande porte foi realizada sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.
O ex-presidente está internado desde a noite de sábado (12), após ser transferido de Natal (RN), onde foi hospitalizado às pressas na sexta-feira (11), devido a um quadro de suboclusão intestinal.