Área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia ganha novo nome em homenagem ao maestro Letieres Leite

Área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia ganha novo nome em homenagem ao maestro Letieres Leite

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 03/05/2024 às 11:55 / Leia em 2 minutos

O Museu de Arte Moderna da Bahia, um dos principais equipamentos culturais do estado, presta uma importante homenagem ao maestro Letieres Leite, fundador da Orkestra Rumpilezz. A partir desta sexta-feira (3), a área externa do local, onde tradicionalmente acontece o “JAM no MAM”, passa a se chamar “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”.

Enquanto maestro e pesquisador, Letieres desenvolveu o método Universo Percussivo Baiano, que tem como ponto de partida para um entendimento maior dos fundamentos rítmicos da MPB em seus diversos gêneros oriundos das matrizes africanas, em especial, o caráter educacional desse conhecimento”, destaca o MAM-BA, em comunicado.

leitieresleite-alo-alo-bahia

Letieres Leite

Natural de Salvador, o arranjador, compositor, instrumentista Letieres Leite faleceu em outubro de 2021, em decorrência da Covid-19. Ao longo da carreira, acumulou parcerias com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Olodum, Ilê Aiyê, Nara Couto, Larissa Luz, Cascadura, Hermeto Pascoal, Elza Soares e outros. Além disso, entre as suas principais contribuições para o universo da música, está a criação da Orkestra Rumpilezz, em 2006. Além de reger o grupo, o artista era o responsável por todo o conceito – figurinos, ambientação – passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe