Uso estético do botox não é inofensivo à saúde, aponta estudo

Uso estético do botox não é inofensivo à saúde, aponta estudo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Freepik

Publicado em 11/04/2025 às 14:30 / Leia em 2 minutos

O uso do botox se destaca entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos para quem deseja fazer intervenções em linhas de expressão. Apesar de ser considerado um procedimento pouco invasivo, há riscos que devem ser considerados.

Conforme um estudo liderado por pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o botox não pode ser classificado como minimamente invasivo. “Isso pode levar aos pacientes a falsa impressão da inexistência de efeitos colaterais, o que não é verdade”, alerta a médica Samira Yarak, professora adjunta do departamento de Dermatologia da Unifesp e coordenadora do trabalho.

O estudo analisou 50 pesquisas internacionais sobre o uso estético da toxina, publicadas entre 2017 e 2022. “O maior número de procedimentos realizados acarreta uma maior incidência de complicações secundárias, principalmente quando o número de profissionais sem especialização ou experiência adequada que realizam as aplicações também cresce”, observa a dermatologista Mariana Fernandes de Oliveira, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Segundo o estudo, maior parte dos efeitos colaterais do botox costuma ser leve e transitório, como hematomas, inchaço e dor no local da injeção. Mas também podem ocorrer casos de ptose palpebral, que é a queda da pálpebra superior; assimetria das sobrancelhas e alterações oculares, como visão dupla e incapacidade de fechar os olhos. Também podem ocorrer infecções no local da aplicação, além do risco de reação anafilática, nos casos mais raros.

No Brasil, as aplicações podem ser feitas por médicos, enfermeiros, biomédicos, dentistas e farmacêuticos, e é de extrema importância verificar a formação e a especialização do profissional antes de marcar o procedimento.

As informações são da Agência Einstein

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia