Na disputa pela Palma de Ouro em Cannes com o filme “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho não poupou elogios ao falar sobre sua parceria com Wagner Moura, protagonista da obra. Na trama, o ator baiano interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que chega no Recife em 1977 à procura de um pouco de paz, mas logo se torna um agente do caos na cidade.
“Este já é meu terceiro filme em competição, e isto é um prazer. É uma honra. Quero que o filme seja visto. Estou feliz com o filme, orgulhoso do trabalho que toda a equipe fez, e que todos os atores fizeram. Estou muito feliz e muito orgulhoso por Wagner Moura, que é um grande artista, uma grande pessoa. Acho que é o melhor papel dele no cinema, e olha que ele fez belos papéis no cinema” destaca, em entrevista ao jornal O Globo. O elenco do sexto longa do cineasta pernambucano traz ainda nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Hermila Guedes e Udo Kier.
Ao longo da sua aclamada trajetória, Kleber também já concorreu pela Palma de Ouro com “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), além de ter participado do festival em 2023, com o documentário “Retratos Fantasmas”. Durante entrevista ao Globo, ele também comemorou a boa fase do cinema nacional.
“A gente teve um bom momento em 2019, com “Bacurau”, “A vida invisível”, “Marighella”, “A febre”, “Temporada”. E aquele grande momento foi interrompido não só por um governo que não entendia nada de nada, e muito menos de cultura, mas também pela crise de Covid-19. Sinto que agora a gente está voltando, retomando uma velocidade de cruzeiro (…) A gente tem que continuar fazendo filmes e defendendo o cinema brasileiro e a regulamentação do streaming. Temos tudo para sedimentar um momento que atualmente é muito positivo do ponto de vista de exposição”, avalia.