Em mais uma iniciativa para expandir o setor fotovoltaico, a Associação Baiana de Energia Solar (ABS) sugere a criação do Dia Municipal da Energia Solar em Salvador. A ação, promovida por Marcos Rêgo, presidente da ABS, e pelo conselheiro Geovane Luania foi acolhida pelo vereador André Fraga, que lançou uma consulta pública para a criação de um projeto de lei que reconhece o dia. O plano é que a data comemorativa seja estabelecida no dia 3 de maio, quando é celebrado o dia do Sol.
A consulta pública é realizada online, e os moradores de Salvador podem votar se apoiam a medida através deste link. O Projeto de Lei (PL) nº 179/2024 tem como principal objetivo combater o principal inimigo da energia solar: a falta de conhecimento sobre o segmento. O PL prevê iniciativas de conscientização da população soteropolitana sobre a importância da energia solar; realização de eventos e atividades educativas; campanhas educativas e estímulo à adoção de políticas públicas e privadas sobre o tema.
“A instituição do Dia Municipal da Energia Solar é um marco importante para Salvador, pois reforçará o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. Será uma oportunidade para a promoção de ações educativas, que vão ampliar o conhecimento da população sobre os benefícios da energia limpa”, afirma Marcos Rêgo, presidente da Associação Baiana de Energia Solar.
De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) poderá articular com outras pastas, além de entidades públicas e privadas, a organização de eventos e ações alusivas à data. As despesas decorrentes da execução da lei serão decorrentes de dotação orçamentária própria.
“Salvador dará um passo importante rumo a um futuro mais sustentável. A iniciativa reforça o papel da cidade como referência no uso de energias renováveis e cria um ambiente favorável para ampliar o diálogo com a população, empresas e o poder público sobre os benefícios dessa fonte limpa e abundante”, reforça Geovane Luania.
A criação do Dia Municipal da Energia Solar é mais uma iniciativa para fortalecer o setor solar fotovoltaico. Além de não poluir, a energia solar é renovável, limpa e silenciosa. A energia solar ainda proporciona economia, ao reduzir a conta de luz em até 95%, trazendo retorno do investimento em até 2,5 anos.
Sobre a ABS
Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa as empresas de energia solar do estado e tem como objetivos principais a capacitação técnica, a atuação regulatória, a assessoria jurídica e o fortalecimento do associativismo. Com mais de 90 associados, a ABS continua a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energia solar na Bahia. Para mais informações, acesse: https://abahiasolar.org.br/