Os influenciadores Ramhon Dias e Franklin Reis foram presos na manhã desta quarta-feira (9), durante a segunda fase da Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil. A investigação mira uma organização criminosa acusada de praticar lavagem de dinheiro por meio de rifas ilegais.
Essa não é a primeira vez que Ramhon Dias é alvo da Justiça. Em setembro do ano passado, ele foi detido durante a primeira fase da mesma operação, sob suspeita de envolvimento com o esquema. Já em julho de 2023, ele também havia sido preso por lavagem ou ocultação de bens, corrupção, jogos de azar e associação criminosa.
Outros dois influenciadores, José Roberto Santos, conhecido como Nanan Premiações, e Gabriela Silva, também foram presos nesta quarta. Eles foram encontrados em um condomínio de luxo na Estrada do Coco, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a polícia, o casal é apontado como líder do esquema criminoso.
Nanan também havia sido preso na primeira fase da operação, mas foi solto pouco mais de um mês depois.
Nota da Polícia Civil
“A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (9), a Operação Falsas Promessas 2, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação em lavagem de dinheiro oriundo de rifas ilegais. Um casal de “rifeiros” que lideram o esquema criminoso foi preso nas primeiras horas das ações, em um condomínio de luxo, localizado na Estrada do Côco, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A ação conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), ocorre em Salvador, (RMS) e outras cidades do interior do estado. Dezenas de mandados judiciais, além de medidas cautelares diversas da prisão são cumpridos.
As investigações apontam que o grupo utilizava redes sociais para divulgar rifas de alto valor, com resultados manipulados para beneficiar integrantes da organização. Empresas de fachada e pessoas interpostas eram utilizadas para ocultar a origem dos valores ilícitos”.