Iniciativas e destinos da Bahia concorrem a Prêmio do Afroturismo

Iniciativas e destinos da Bahia concorrem a Prêmio do Afroturismo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do PANROTAS

Elói Correia/SETUR-Bahia

Publicado em 08/04/2025 às 08:17 / Leia em 3 minutos

O 3° Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro, vai reconhecer 10 categorias que se destacaram no setor em 2024, no próximo dia 14 de abril, dentro da programação da WTM Latin América, evento de negócios que reúne a indústria de viagens e turismo da América Latina e do mundo. A Bahia tem iniciativas e destinos entre os finalistas, que serão escolhidos como vencedores por 32 jurados do setor.

O prêmio foi criado em 2023, em versão on-line. Desde o ano passado, a premiação conta com patrocínio da Embratur e convida jurados de diferentes áreas, como agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de Turismo e especialistas com atuação na área.

Neste ano, destinos e iniciativas baianos concorrem em diferentes categorias. É o caso de Nilzete dos Santos, CEO e Fundadora da Afrotours, agência com foco no turismo Afro-Religioso, criada em 2007, com sete roteiros destinados ao turista interessado em vivenciar a cidade e em conhecer a cultura, as artes e as religiões de raiz afro-brasileira, em suas formas autênticas. Ela concorre a Melhor Profissional de Afroturismo.

Na categoria Melhor Destino Nacional, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, disputa com São Luís (MA), Palmares (AL), São Paulo e Rio de Janeiro. Salvador, que foi vencedora das duas primeiras edições, não concorre em 2025, abrindo espaço para outro importante destino da Bahia, importante centro de valorização da cultura afro-brasileira e palco de eventos que promovem o afroturismo ao longo do ano, como o Recôncavo Afro Festival e a Feira Afro Bahia, que acontece durante a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte.

A “baiana viajante” Emile Brito (@emilebrito) concorre a Melhor Conteúdo de Afroturismo, enquanto o Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, disputa o título de Melhor Atrativo ou Experiência Turística. O espaço conceito Preto Fala de Amor, no Pelourinho, e o restaurante Zanzibar, da chef Ana Célia, no Santo Antônio Além do Carmo, concorrem a Melhor Empreendimento de Afroempreendedor Ligado ao Afroturismo.

Além dessas, o prêmio celebra outras categorias, como o Melhor Destino Internacional, Empresa de Afroturismo Destaque do Ano (votação ainda em aberto), Empresa Parceira do Afroturismo e Destaque Guia Negro (categoria em que a plataforma de afroturismo escolhe um destaque do ano no setor do afroturismo).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia