A jornalista Wanda Chase faleceu na madrugada desta quinta-feira (3). A informação foi confirmada por familiares, em um post nas redes da própria comunicadora, e por amigos próximos nas primeiras horas de hoje.
“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência”, diz o post.
O enterro vai acontecer no sábado (5), no Cemitério Campo Santo.
Wanda era considerada uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia. Nascida no Amazonas, a jornalista passou por veículos como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e pela TV Bahia, onde permaneceu 27 anos.
Militante do movimento negro, Wanda lutou sempre por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes. Após sua aposentadoria, a jornalista continuou ativa, escrevendo uma coluna no Portal iBahia e trabalhando em projetos como um livro sobre a Axé Music. No Carnaval deste ano, trabalhou todos os dias na cobertura pelo jornal A Tarde, no circuito Barra-Ondina.
Logo após a folia, no dia 13 de março, receberia o Título de Cidadã Baiana. Por conta de uma virose, segundo a própria jornalista, a homenagem não pôde ser recebida na data proposta.
Ela estava recebendo atendimento médico há cerca de um mês, com problemas que começaram após a virose, quando ela começou a tossir bastante. Acompanhada por uma equipe de pneumologistas, Wanda foi posteriormente diagnosticada com infecção urinária e infecção intestinal, lidando com vários problemas de saúde depois do Carnaval.
“Na manhã da quarta-feira (2), ela foi orientada pela pneumologista que a acompanhava a buscar um cardiologista no Tereza (de Liseux). Teve o diagnóstico de o aneurisma dissecante da aorta (doença grave que ocorre quando a camada interna da aorta se rompe. É uma emergência cardiovascular que requer diagnóstico e intervenção imediata)”, diz nota da família enviada ao jornal Correio.
Ainda segundo o jornal, ontem, por volta das 17h, a jornalista foi levada ao centro cirúrgico para fazer a cirurgia no coração. Foram seis horas de procedimento e os familiares foram informados depois que Wanda não evoluía bem.
Nas redes, diversas foram as palavras de colegas da comunicação e personalidades.
Ver essa foto no Instagram