A Prefeitura de Salvador entregou, nesta terça-feira (25), a requalificação do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou que as intervenções garantem mais segurança e conforto aos usuários e reforçou a importância da obra para o turismo e a economia local.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, do vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, além de vereadores e lideranças políticas. “Obras como essa não só preservam nossa história e cultura, mas também atraem investimentos e impulsionam a economia”, afirmou Bruno Reis.
A requalificação incluiu a substituição das quatro cabines, agora com nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate. As varandas laterais na Praça Municipal foram liberadas, e a sorveteria A Cubana será realocada para o hall de acesso.
Além disso, bilheterias foram instaladas nos acessos da Praça Municipal e do Comércio, eliminando a cobrança na catraca. A Maquete de Salvador também passará a ser exposta ao lado do elevador em uma área de 100m².
Com 151 anos de história, o primeiro elevador urbano do mundo passou por obras desde dezembro de 2023 para garantir a modernização de sua estrutura.