A cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro levará para o Carnaval de Salvador o show inédito “As Carnavalescas: a folia de rua das empoderadas”. A apresentação acontece no dia 2 de março, às 17h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho.
“Será um show brincante, cheio de memórias afetivas para dançar, cantar e viver a fantasia do carnaval nas praças do Pelourinho, baseado numa pesquisa musical cuidadosa. É um projeto inovador, com proposta musical exclusiva, trazendo à tona o protagonismo feminino na festa momesca ao longo da história”, conta a artista.
Na ocasião, Juliana irá apresentar a diversidade das cantoras, seus estilos, regiões, musicalidades, seus tempos e canções imortais que embalaram a Festa de Momo desde o século XIX até os dias atuais. Nomes como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Emilinha Borba, Maria Alcina, Baby do Brasil e Novos baianos, Bloco Afro Ilê Ayiê, Gal Costa, Amelinha, Sarajane, Margareth Menezes estão entre os destaques do repertório plural repleto de marchas, frevos, carimbós, sambas enredos, samba de roda, galopes e o samba-reggae baiano.
Idealizado por Juliana, “As Carnavalescas” visa dar visibilidade às mulheres que marcaram todos os carnavais com seus papeis de vanguarda como intérpretes, instrumentistas e compositoras.