Famosa avenida em Salvador recebe autorização para implantar faixa exclusiva para motociclistas

Famosa avenida em Salvador recebe autorização para implantar faixa exclusiva para motociclistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

@myphantomtoy

Publicado em 13/02/2025 às 13:26 / Leia em 2 minutos

A Transalvador informou que a Avenida Bonocô será a primeira via da capital baiana a receber uma motofaixa, espaço destinado à circulação de motociclistas.

Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar o espaço, que permitiu a sinalização em caráter experimental.

A autorização foi publicada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, por meio da Portaria nº 112, do Ministério dos Transportes.

2mZNyuV.md.jpg

Avenida Bonocô recebe autorização para implantar faixa exclusiva para motociclistas

O teste será feito na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, com validade até 31 de março de 2026. A sinalização será marcada nos dois sentidos da pista, com uma pintura no asfalto, próxima ao canteiro.

O objetivo é aumentar a segurança no trânsito, já que a capital baiana registrou aumento no número de motociclistas que circulam pelas ruas. De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nos últimos cinco anos, o número saltou de cerca de 160 mil motociclistas para 215 mil.

A portaria do Senatran indica que a faixa terá extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. A Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais à Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.

“A motofaixa será de grande contribuição para a promoção da segurança viária, principalmente dos motociclistas. Com essa autorização que conseguimos junto à Senatran, a previsão é que em um mês a motofaixa já esteja em funcionamento na Av. Bonocô. Pretendemos implantar essa nova estratégia para outras vias da cidade”, afirma Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia